Curiosamente existem formigas que tomam conta de árvores. Existe uma formiga feroz na América do Sul que toma conta da acácia.
Embora as formigas não precisem da árvore para a sua sobrevivência, elas comem parte dela, o suficiente para não causar dano. De facto, as formigas protegem a sua árvore: removem plantas que estejam a crescer muito perto da sua árvove, deixando muito espaço para ela crescer, e como são suficientemente agressivas, elas afastam outros insectos ou mesmo áves da árvore.
Ao estudarem este relacionamento espantoso, os pesquisadores removeram as formigas de algumas árvores. O resultado foi previsível. No espaço de 2 a 15 meses a acácia morreu. Sem o cuidado das formigas, os animais comeram todas as folhas, e as plantas circundantes suplantaram-na.
Quem é que ensinou as formigas a serem jardineiras? Como é que duas formas de vida tão distintas produziram este tipo de relacionamento?
Factos científicos como este são um mistério para os evolucionistas. Sem a formiga a árvore não poderia ter evoluído, mas sem a árvore a formiga não teria aprendido a ser jardineira.
0 Comentários:
Postar um comentário