22 de jul. de 2010

Curiosidades Intelligentes [2]













Olá intelligentes,
Hoje, vou postar a segunda parte do Curiosidades Intelligentes!
Selecionei 3 curiosidades bem interessantes para postar aki:

1ª - Por que o número 666 é relacionado ao demônio?

2ª - Que lendas, citações e mensagens cifradas há na trilogia O Senhor dos Anéis?

3 ª- Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça?

 

Para ver cada uma delas, clique em leia mais!







 1ª Curiosidade: Por que o número 666 é relacionado ao demônio?



Não há uma resposta totalmente confiável, mas uma das hipóteses indica que 666 aparece como o "número da besta" no livro bíblico do Apocalipse, cuja autoria é atribuída a São João. No versículo 18 do capítulo 13, lê-se: "Quem tiver discernimento calcule o número da besta, pois é número de homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e seis". Para entender essa estranha associação, é preciso retornar aos tempos em que o texto foi escrito - provavelmente, durante o século 1. Na época, os cristãos não admitiam o caráter divino do imperador romano Nero. Essa atitude incomodou o governante, que mandou reprimir violentamente os adeptos do cristianismo. Com a perseguição, o imperador passou a ser conhecido como a "besta" entre os fiéis, mas chamá-lo assim poderia desencadear uma reação feroz. Para evitar o problema, os cristãos resolveram relacionar as letras do nome Nero a algarismos, em uma técnica chamada gematria. O número resultante, claro, foi o diabólico 666. Essa é só uma das explicações para a associação, mas alguns especialistas acham que é a mais correta. "Afinal, o livro do Apocalipse foi escrito em mensagem cifrada, por causa das perseguições de Roma contra os cristãos", diz o teólogo Fernando Altemeyer, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

2ª curiosidade: Que lendas, citações e mensagens cifradas há na Trilogia Senhor dos Anéis?



Lançado em 1954 pelo inglês J.R.R. Tolkien (1892-1973), O Senhor dos Anéis é um prato cheio para quem gosta de ler um romance repleto de informações escondidas nas entrelinhas. Doses de mitologia nórdica e celta, citações ao grande dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) e referências à geopolítica mundial dos anos 40 estão disfarçadas no meio da descrição do universo mágico criado pelo autor. Apesar de Tolkien ter negado publicamente algumas dessas supostas mensagens cifradas, é inegável que um dos segredos do sucesso de sua obra é justamente permitir uma grande variedade de interpretações.
O romance, foi imaginado por Tolkien para ser um verdadeiro épico mitológico para a Inglaterra. O escritor era perito em anglo-saxão, uma espécie de inglês antigo que começou a desaparecer a partir do século 11. Com esse idioma ancestral teriam sumido também várias lendas e histórias mitológicas que eram passadas apenas oralmente de uma geração para outra. Tolkien achava que com isso os ingleses tinham perdido uma parte importante de suas raízes e tratou de se inspirar nas mais diversas referências para criar uma história lendária. Alguém ainda duvida de que ele conseguiu?

3ª curiosidade: Por que algumas músicas não saem das nossas cabeças?

 
Porque elas usam e abusam de letras repetitivas, melodias simples e positivas - ou seja, poucas notas musicais e sons que inspiram uma sensação de otimismo no ouvinte. Com essa junção, a canção gruda no cérebro que nem chiclete. Quem é que não sabe de cor a melodia e a letra de "Macarena", de Los Del Rio? Ou a sensação do verão, "Rebolation", do Parangolé? Há muito tempo, a publicidade descobriu que a simplicidade e a repetição são o caminho para fazer o público decorar sua mensagem. "Um dos elementos do jingle é justamente a reexecução de melodia e letra dentro da mesma música", diz o compositor Calique Ludwig, especialista em mensagens publicitárias musicadas. Mesmo assim, os especialistas garantem que não existe uma receita infalível para uma música grudenta - às vezes a tentativa dá certo, às vezes não. Tem algum jeito de se livrar dessas pragas sonoras? Não existe "antídoto" 100% confiável, mas há quem diga que a melhor maneira é repetir até o fim a famigerada canção. Pode funcionar. Então, comece: "Mão na cabeça que vai começaar..."

É isso aí Intelligentes, semana que vem tem mais!!

1 Comentários:

Venicius disse...

Eu tiro musicas da minha cabeça acelerando o tempo tipo uma musica que dura 12 segundos repito ela em 9 depois em 6 , 4 , 2 , 1 dai ela para.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails