16 de jul. de 2010

Microsoft abandona o Windows XP!


















Ontem, a Microsoft encerrou o suporte  ao Windows XP Service Pack 2. Isso significa que os computadores rodando essa versão do Windows, que ainda são maioria, não receberão mais nenhum conserto, patch ou atualização de segurança. E isso é terrível – pense em quantos bugs aparecem no Windows a cada mês, e você entenderá as possíveis consequências de deixá-los sem correção. Se o seu computador roda o XP SP2 (para saber qual é a versão instalada na sua máquina, é só clicar com o botão direito do mouse no ícone Meu Computador e selecionar Propriedades), você precisa fazer alguma coisa. Veja o que:



QUER SABER O QUÊ FAZER? CLIQUE EM LEIA MAIS...





1. Instale o novo Service Pack. Muitos usuários do Windows XP, eu inclusive, não instalaram o Service Pack 3. Ele era apenas uma coleção de updates que já tinham sido distribuidos, ou seja, quem já mantinha seu PC atualizado não precisava dele. Agora, vai precisar – se você quiser continuar recebendo as atualizações da Microsoft, terá de instalá-lo. Não tem segredo: é só baixar o SP3 e executar o arquivo. O único porém é que a instalação demora de 15 a 45 minutos (não faça quando estiver com pressa).

2. Troque de navegador. Ao longo dos últimos anos, a Microsoft fez inúmeros remendos -e algumas melhorias- no Internet Explorer. Mas é fato que, principalmente no Windows XP, ele continua sendo um navegador perigoso, muito vulnerável a falhas de segurança. Use o Chrome, o Firefox (que acaba de lançar sua nova versão) ou até mesmo o Opera.

3. Atualize os programas. Aproveite para instalar as novas versões do Flash e do Adobe Reader, que vivem tendo brechas de segurança e recebendo atualizações importantíssimas – para as quais pouca gente dá bola. (Aliás, falando em Adobe Reader, experimente instalar o Foxit PDF Reader, muito melhor e mais leve). Parece difícil acreditar que, em 2010, ainda exista gente usando o Outlook Express. Mas existe. Se você é uma dessas pessoas, pule fora. Troque o Outlook Express pelo Windows Live Mail – ou, melhor ainda, pelo Thunderbird.

Fazendo essas coisas e tendo um antivírus decente, você ficara numa boa.

E vida longa ao XP

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails