No Momento Sheldon de hoje iremos aprender a absorver radiação com PET's!
Clique em Continue Lendo para ver a Experiência detalhada!
Objetivo
Evidenciar a absorção relativa entre superfícies pretas e brancas.
Evidenciar a absorção relativa entre superfícies pretas e brancas.
Material
2 termoscópios de bulbos pintados de preto opaco e branco (nota construtiva);
1 lâmpada 'spot' de 117V/100 W e respectivo soquete;
2 copos com água;
1 conexões em T para aquário e torneira;
1 suporte adequado.
Montagens
a) usando termoscópios escolares
a) usando termoscópios escolares
| A plataforma (mdf) serve de suporte para o soque- te da lâmpada e para as ´pichulinhas´. O circuito elétrico, com a lâmpada adequada, pode ser para 117 V ou 220 V. Use líquido colorido como índice no tubo plástico flexível de comparação diferen- cial. |
Dois termoscópios são preparados de modo que o bulbo de um deles tem, externamente, uma camada de tinta preta opaca e o outro tinta branca (2 xícaras de café com tinta látex para parede, uma delas tingida de preto com o pó adequado para isso).
Os tubos verticais são mergulhados em água (colorida, de preferência) com a torneira de ligação aberta para a atmosfera. Mediante um tubo de borracha ligado á torneira aspira-se parte do ar existente nos termoscópios, baixando-se igualmente a pressão interna em ambos e, isso se observa pela subida de colunas de água, de iguais alturas, nos ramos verticais. A seguir, a torneira é fechada de modo que os termoscópios tornem-se independentes.
Os tubos verticais são mergulhados em água (colorida, de preferência) com a torneira de ligação aberta para a atmosfera. Mediante um tubo de borracha ligado á torneira aspira-se parte do ar existente nos termoscópios, baixando-se igualmente a pressão interna em ambos e, isso se observa pela subida de colunas de água, de iguais alturas, nos ramos verticais. A seguir, a torneira é fechada de modo que os termoscópios tornem-se independentes.
Acende-se uma lâmpada 'spot' de 117 V de 100 ou 150 W próxima aos bulbos e eqüidistante deles. Como a quantidade de radiação recebida pelos bulbos são iguais, adquirirá maior pressão interna (o que se observa pelo abaixamento da coluna de água no ramo vertical) aquele que apresentar maior aquecimento, denotando a maior absorção da radiação incidente.
O experimento mostra que o bulbo cuja superfície é pintada de preto absorve mais calor que aquele pintado de branco.
À direita acima a versão com garrafas PETs tipo ´pitchulinha´.
O experimento mostra que o bulbo cuja superfície é pintada de preto absorve mais calor que aquele pintado de branco.
À direita acima a versão com garrafas PETs tipo ´pitchulinha´.
b) usando termoscópios improvisados
Para experimentos em sala de aula e mesmo em feiras de ciências, existem várias variantes para a construção desses termoscópios. Citamos:
Para experimentos em sala de aula e mesmo em feiras de ciências, existem várias variantes para a construção desses termoscópios. Citamos:
1) Usar de lâmpadas incandescentes queimadas, com bulbos transparentes. Retira-se todo o 'miolo' da lâmpada e fixa-se um tubo de vidro ou plástico transparente em sua base usando-se de 'durepóxi'. Unem-se esses tubos, sob a base, com uma mangueira plástica contendo água colorida. Eis o visual da montagem:
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2) Usar garrafas PETs transparentes de 300 ml (ou as pichulinhas), com tubos plásticos inseridos (e colados) em suas tampas. Esta é nossa versão nestas páginas de Artesanato Científico.
3) Usar pequenos frascos de 'remédio', transparentes, com tubos plásticos inseridos em suas tampas de borracha etc.
Nota: Para interligação entre ramos e torneira pode-se utilizar dos equipamentos utilizados em aquários ou soros.
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