31 de ago. de 2010

Curiosidades Intelligentes [6]














Olá Intelligentes! Hoje, postarei a edição atrasada dos Curiosidades Intelligentes da semana passada!
Como eu disse, estava preparando essa curiosidade:

E se Hitler tivesse ganhado a 2ª Guerra Mundial?

Clique em Continue Lendo para ver a curiosidade especial!





 Um fato inegável é que a Alemanha até 1942 colecionou apenas vitórias na Europa. O poderio militar alemão, aliado às táticas da blitzkrieg (a chamada "guerra rápida") não só imobilizava os inimigos pela surpresa, como exigia a rápida rendição das tropas, para evitar um número elevado de baixas. Os ataques eram violentos, com unidades móveis por terra, soldados ao lado, e o apoio aéreo da Luftwaffe. A Bélgica, por exemplo, foi conquistada em UM dia.

Para começar a entender como seria o mundo caso a Alemanha vencesse a guerra, temos que olhar nos fatos considerados fundamentais no conflito, e que viraram o jogo para os Aliados. E vamos começar pela invasão alemã à U.R.S.S.:

A Operação Barbarossa: um erro ou uma necessidade?

Em 22 de junho de 1941, Hitler deixa de lado o pacto de não-agressão assinado com os russos em 1939 (o Ribbentrop-Molotov) e ordena a invasão da U.R.S.S.

Os objetivos eram conquistar Moscou (a capital), Leningrado e Stalingrado, cidades-símbolos dos comunistas, e alcançar os campos de petróleo na região da Criméia, ao sul.

Só que os alemães não contavam com o uso da tática soviética conhecida como "terra arrasada". Os russos (exército e população civil) rumaram para o interior do país, deixando as cidades para trás completamente abandonadas e queimadas. O que não dava para carregar, era queimado. Até existia uma pequena resistência nas cidades, mas o grosso da população e da força militar soviética rumaram para o interior, concentrando-se nas 3 cidades citadas acima. Assim, quando os alemães cercaram estas cidades, tiveram não só uma resistência violenta da população e do exército vermelho, mas também um espaço aberto de aproximadamente 250Km entre os locais das batalhas e a fronteira com a Polônia, onde os alemães tinham bases militares instaladas.

Este hiato de espaço atrapalhou o abastecimento das tropas alemãs, ainda mais com a chegada do rigoroso inverno soviético. Mais uma vez os russos utilizavam o clima para vencer uma guerra. O que era uma operação militar para selar definitivamente o poderio alemão no continente, virou um pesadelo para as tropas alemães. Os caminhões e tanques atolavam na lama e na neve, os soldados sofriam com o frio e a alimentação era escassa.

Mas nós temos que pensar na possibilidade de vitória alemã, afinal, esse é o exercício proposto pelo título do texto. Caso os alemães conseguissem chegar aos campos de petróleo da Criméia, a "máquina de guerra" alemã tinha garantido seu combustível por muitos anos. Se Hitler não dividisse suas tropas em 3 frentes de batalha (uma rumo a Leningrado ao norte, outra rumo a Moscou no centro, e a terceira rumo a Stalingrado ao sul) e tivesse concentrado todas as forças para o sul, provavelmente teria uma sorte melhor, pois chegaria mais rápido ao objetivo de conquistar os campos de petróleo, e evitaria o rigoroso inverno no norte.

Esse enorme contingente de soldados e armas lutando na U.R.S.S. também deixou uma das frentes alemãs vulnerável. E foi por lá que aconteceu o Dia D.

O desembarque Aliado: o Dia D.
6 de junho de 1944. As praias da Normandia, ao norte da França, foram invadidas pelos Aliados na maior operação militar da Segundo Guerra. Mas até mesmo esta invasão, comandada por americanos e britânicos, com apoio de muitos franceses asilados na Inglaterra e tropas de outros países, teve parte de sua sorte definida pelas escolhas militares de Hitler.

Quando desviou tropas para a U.R.S.S., Hitler manteve as guarnições nas praias francesas, comandadas pelo tenente-general Erwin Rommel, o mesmo que comandou os Afrika Korps contra os britânicos na África. Mas mesmo os bunkers fortificados e as centenas de metralhadoras apontadas para as praias não conseguiram barrar os Aliados. Faltou material humano para lutar pelos alemães, tanto no desembarque dos Aliados, quanto nos dias seguintes.

Os Aliados dependiam muito do sucesso do desembarque, pois divisões inteiras de paraquedistas saltaram na França ocupada. Se os paraquedistas ficassem entre as linhas inimigas, a operação não teria o mesmo sucesso. Como a invasão dos Aliados deu-se em terreno tomado por alemães, as batalhas também foram violentíssimas.

Como eu já disse, se Hitler não desviasse as tropas para a U.R.S.S., talvez os Aliados não tivessem sucesso após o Dia D. Mesmo com o desembarque de tropas aliadas também na Itália, creio que os alemães conseguiriam superar os Aliados e manter sua hegemonia no continente.

Quais seriam as consequências dos sucessos alemães?

Podemos apenas imaginar, mas caso a Alemanha tivesse uma fonte maior de combustível, e não tivesse perdido tantos soldados na frente russa de batalha (só na rendição das tropas em Stalingrado, no final da batalha, estima-se que 200mil soldados alemães viraram prisioneiros de guerra dos russos), talvez a geopolítica mundial tivesse outra cara nas décadas seguintes.

O mundo poderia ter uma polarização diferente no pós-guerra, com os norte-americanos e os alemães comandando os dois lados da política mundial. A U.R.S.S. poderia assinar um armistício, ou até mesmo um acordo de cooperação mútua com os alemães. Talvez as bombas de Hiroshima e Nagasaki fossem jogadas em Berlim, mas talvez não, pois uma bomba nuclear muito perto de França e Inglaterra, aliados dos E.U.A., não seria bem vista.

A idéia da Alemanha como "cordão sanitário", para isolar o restante da Europa dos comunistas da U.R.S.S. poderia ser novamente colocada como desculpa para a vista-grossa dos Aliados frente aos avanços alemães. Mas com a Alemanha comandando ou influenciando diretamente grande parte do continente europeu (entre outras partes do mundo), os Aliados ficariam parados? Com certeza a guerra ia depender diretamente da fome alemã por territórios para extrair matérias-primas, ou então para influenciar economicamente. Caso os alemães parassem de lutar pelos territórios, a guerra cessaria.

E o pior: a intolerância étnica alemã seria tolerada pelos Aliados? Existiria a ONU, fundada após a Segunda Guerra? O Estado de Israel?



Em uma outra fonte, há um destino, mais resumido e mais completo com o que aconteceria e o destino do nazismo:

Neutralidade dos Estados Unidos: Os Estados Unidos e a Alemanha não se confrontaram diretamente, pois seus espiões descobriram que os nazistas possuía um vasto arsenal de “armas nucleares” e isto se conclui com uma resposta direta a França onde a cidade de Paris foi destruída com bombas nucleares. Aliados: A América do sul , após a segunda guerra e com a vitória de Hitler, a Argentina se aliou com os Nazistas e neste caso o Brasil de Getúlio Vargas ganha força e se alia também com a poderosa potência mundial, os nazistas que dão pleno poderes as suas duas confederadas para iniciar uma guerra fria entre os países vizinhos, “expansão geopolítica” e os Estados Unidos não conseguem implantar o seu apoio financeiro a outros países, pois perdeu muito dinheiro com a guerra fria com a União Soviética. Terroristas: Os judeus sumiram da Europa, e muitos deles se tornaram terroristas, e foram criadas várias redes internacionais, no intuito de tentar destabilizar a máquina nazista. Barreira do Atlântico: O mundo estava confuso em ideologias, e se dividiu automaticamente em dois blocos, de um lado países com o “selo do Estados Unidos” e países com selo “dos Nazistas”. Espiões: A Inglaterra se faz neutra entre as potências (ao único país a receber ajuda direta financeiramente dos Estados Unidos) e vende serviços de espionagem para quem puder pagar, neste caso os nazistas e os estados unidos enfrentam uma guerra oculta de espionagem. Novos Terroristas: O imperador Adolf Hitler sempre considerou o povo eslavo de inferior, ele condenou todos a misérias, então começaram a surgir redes terroristas na “Polônia”, “Rússia” e “Iugoslávia” e assim o declínio do império começou a aparecer , quando “terroristas brancos” e “terroristas judeus” se uniram e formaram numa só rede. A queda do Império Nazista: Em 1990 a destabilidade da Alemanha era muito grande e com o falecimento de Hitler, os seus ministros não conseguiram levar o nazismo adiante, os terroristas internacionais ajudaram a derrubar o império, pois eles estimulavam os países oprimidos e nisto os Estados unidos ganha força para financiar um golpe militar na Alemanha. No ano de 2003 é desfeita a potência sendo feita uma nova eleição na Alemanha que é democrática.



















--------------------------

Gostaram, Intelligentes?
Tomara que sim...
a pesquisa fi muito longa e demorei pra achar uma fonte que explicasse bem tudo e mais exata!
Obrigado...

43 Comentários:

William disse...

Parabéns pelo Post.
Muito interessante, sempre tive essa curiosidade.
Parabéns.

Erika Amaral (: disse...

Não sei prq o povo se preocupa com algo assim,ele não ganhou,então,pronto.É interessante,mas desnecessário.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Muito bom! Meus parabens!
Ainda bem que temos bloggers inteligentes! :P HAUhauhUAHUah


Photoshop e muito mais! - http://hdinfotech.blogspot.com/

daniel disse...

mtu bom mesmo gostei pra carambaaa mando benzaooo parabenssss

Anônimo disse...

Kaah, não é desnecessário. A história é uma das áreas do conhecimento (junto com filosofia, tradicionalismo e religião) que reflete o mundo "hoje", com base no passado. E uma boa forma de analisar a disposição geopolítica atual é visualizar as alternativas, sob diversas perspectivas. Indiretamente, a gente faz isso... Mas tentando visualizar o futuro com base no presente.

Eu tive um professor de história no ensino médio, o qual me solicitou um trabalho parecido. O tema era: E se a Primeira Guerra Mundial nunca tivesse acontecido?

E este post foi muito bem escrito, muito bem consolidado sobre pesquisas. Eu até sugeriria ao autor fazer mais tópicos como esse.

Mudaria um único tópico: os EUA teriam usado as bombas atômicas em Berlim, sim. Na época, ninguém sabia exatamente os efeitos da bomba atômica e a radiação era algo que era ignorado. Até os anos 30, pílulas com material radioativos eram vendidas em farmácias, pra curar até dor de cabeça (os resultados são previsíveis).

A Alemanha tinha tudo pra segurar a guerra por pelo menos mais cinco anos, ou até dominar todo o "espaço vital". Superioridade militar, tecnológica, econômica e política. O que derrotou a Alemanha foram as falhas estratégicas.

DMaul disse...

Obrigado pela dica, Anônimo!
E, toda Quinta - Feira, eu posto Curiosidades, e, de vez em quando, faço pesquisas mais a fundo para fazer curiosidades mais detalhadas!

Holy Molei disse...

Hoje não seria dia do sexo.

emerson disse...

Se não for muita pretensão de minha parte, gostaria de sugerir a você amigo, um livro de Philip k. dick que fala sobre esta possibilidade, chama-se O HOMEM DO CASTELO ALTO, ah, gostei desta sua postagem, ficou bem bacana.

DMaul disse...

Emerson, esse livro me parece ser muito bom...
Vou tentar achar para baixar, e, se não achar, comprarei!
Obrigado pela DIca!

Anônimo disse...

ACHO DIFICIL QUE PUDERIA TER ACONTECIDO ISSO.
POIS UMA DAS INTENÇÕES DE HITLER ERA DOMINAR AS AMÉRICAS TAMBÉM
ELE MESMO DIZIA QUE A AMÉRICA TINHA OS RECURSOS NATURAIS E MATÉRIA-PRIMA QUE A EUROPA NÃO TINHA O SUFICIENTE.

INCLUSIVE O MESMO DIZIA QUE AMÉRICA DO SUL ERA O LUGAR MAIS INFERIOR DO MUNDO,DEVIDO A SUA GRANDE MISTURA DE RAÇAS(FOI MAIS MENOS ISSO QUE ELE DISSE EM SEU LIVRO,NÃO LEMBRO BEM)

ENTÃO NÃO VEJO O PORQUE DE SE ALIAR AO BRASIL,SÓ PELO FATO DE QUE NA ÉPOCA O PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS QUERIA COPIAR O GOVERNO FACISTA ITALIANO.
TALVEZ TIVESSEM RELAÇÕES COMERCIAIS JUSTAMENTE POR CAUSA DE RECURSOS NATURAIS E ETC....

MAS É UMA TESE BOA SUA....

Unknown disse...

Foi bom os EUA ganharam pelo menos acho que acabaram de vez com tudo,se os almães tivessem ganhado haveria mais confrontos,e hoje o mundo seria diferente!

Anônimo disse...

Uma pena ele não ter ganho!

Unknown disse...

primeira vez q entro no seu blog!
queria q me adc no msn.
estou fazendo 3º ano de historia na ufpr
se quiser me add no msn
gelouco_341@hotmail.com

Matheus de Oliveira disse...

O Estados Unidos Ganhou a 2 guerra !? hahaha! Os ingleses que lutaram contra os nazistas a guerra toda, sofriam bombardeio o tempo todo, foi um dos poucos países europeus que Hitler não conseguiu invadir, os russos também impediram que os nazistas invadissem o Russia, os EUA só entrou na guerra porque o Japão que era aliado da Alemanha, atacou Pearl Harbor que era uma base norte-americana, quando os EUA entrou na guerra pra combate os nazistas, a Alemanha ja estava sem forças pra lutar contra mais um país. Agora dizer que os EUA ganhou a guerra é conversa, o EUA faz um monte de filme deles ganhando a guerra e o povo acredita, tem que da mérito é pra Inglaterra e a Russia.

Anônimo disse...

Erwin Johannes Eugen Rommel foi um marechal-de-campo´muito legal a materia,bom para se ler tambem é o O MUNDO ALEMÃO DE EINSTEIN

Anônimo disse...

O Brasil iria se aliar ao nazismo? Com tantas misturas de raças que tem o país seria bem mais provável que os nazistas dizimassem a população, explorassem as riquezas naturais e talvez, depois, quem sabe, tornasse o Brasil parte do "selo"

Fabio disse...

Provavelmente o Lula ia se aliar a ele dizendo que a democracia é assim mesmo e como ele disse "se Jesus Cristo fosse governante do Brasil, teria de fazer coalizão com Judas." Talvez até a bandeira do PT fosse outra e a Dilma deixasse crescer o bigodinho.

Eduardo disse...

Não que eu seja nazista, mas com certeza pro Brasil seria melhor, nós não teríamos dependido tanto dos Americanos, que nos sugaram muito dinheiro, o que eu nunca entendi foi o fato do Brasil defender a Inglaterra, sendo que ele sempre teve legações melhores com a Alemenha, até mesmo pelas descendencias do nosso povo.
Com certeza foi uma jogada política do G.V. mas acho que o Brasil ganharia dinheiro se ficasse neutro, principalmente se a alemenha ganhasse. hehehe
Belo post.

Eduardo disse...

Uma coisa que é certa, os Estados Unidas participaram só do final da Guerra, isso só serviu pra eles terem o que fazer no cinema depois, quem ganhou a guerra foi com certeza a Inglaterra, que foi quem realmente estava na batalha, para se ter uma base, os Alemaes nem levavam os americanos à serio, eles o chamavam de iniciantes. Eles era um Brasil mais bem equipado. Acho engraçado eles mostrando esses filmes e seriados da 2guerra como se fossem os herois da Guerra, enquato isso os ingleses passam como coadjuvantes e os nazistas como os caras "maus". Coisa de cinema.

linkpremiadoblog disse...

Têm um livro de Len Deighton, com o título SS-GB, que narra a vida no Reino Unido, partindo deste pressuposto narrado aqui no blog, se Hitler tivesse ganhado a guerra, o livro é muito bom para quem gosta do tema, eu já o li duas vezes, mas voltando ao assunto que me trás aqui no blog.

Meu nome é Antoani e faço parte da equipe do blog Link Premiado.
Por favor não encare esta mensagem como spam, sou leitor do seu blog e pensei em te convidar para conhecer o meu.
Oferecemos prêmios, dentre eles R$ 1.000,00 para o post mais votado. Acreditamos que este seja o maior prêmio em dinheiro da blogosfera brasileira
Já a algum tempo acompanho seu blog e vejo seus posts, como contribuição importante a blogosfera.
Lançamos a pouco o blog Link Premiado, um blog de todos e para todos e gostaríamos de convidá-lo para incluir seus excelentes artigos, no nosso blog (que esperamos que considere seu também).
O Link Premiado é um blog colaborativo que têm como objetivo primordial o sucesso do blogueiro brasileiro, somos todos iguais independente do nosso Page Rank ou pageviews.
Por favor nos dê a honra de publicar seus artigos no http://www.linkpremiado.com.br/ no menu “Envie seu Link” temos diversas categorias para que possa compartilhar sua valiosa experiência com outros blogueiros.
Suas sugestões e dicas serão muito bem vindas também.

Atenciosamente.

Antoani/Equipe Link Premiado
http://www.linkpremiado.com.br

Icaro José Bilinski disse...

Creio que se a Alemanha Nazista ganhasse a guerra, entre 5 à 10 anos haveria a 3° guerra mundial em decorrer dos fatos e objetivos Nazista para domínio mundial.

Ana Luana disse...

Ual! Que matéria! Agregue este link em nossa rede social!

http://migre.me/1aSCq

Diego Oioli disse...

@Kaah

Não é de se esperar muito de uma mina que põe foto dos próprios peitos com avatar.

Luciano disse...

Quem ganhou a guerra foram os EUA sim, e nem adianta torcer o nariz, Ingleses, Franceses, lutaram durante toda guerra e tiveram seus países massacrados (França mais do que Inglaterra), os EUA teriam vencido a guerra de qualquer forma, mas, se tivessem entrado no inicio, com os países europeus ainda todos em pé, teriam se tornado a maior potência após a guerra? Os países Europeus foram reconstruidos com o dinheiro de quem mesmo? Não sejam ingenuos, quem ganhou a guerra, não somente no campo de batalha, foram os Americanos.

Anônimo disse...

O mundo não seria mundo sem os EUA! Metade dos americanos são cuzão, mas e daí? Eles podem!
É ridiculo ouvir pessoas falando merda dos EUA, a gente vive no "way of life" deles e ainda reclamam disso...Se odeiam tanto a porra dos americanos deixem de consumir produtos vindo de lá!
Brasileiro gosta de falar mal do cu dos outros esquecendo q o próprio cu ta fudido por tanta bosta desse país! Abram os olhos, as unicas coisas q vcs "amam" do seu país é o futebol, a cerveja e o carnaval!

Fernanda Melo disse...

Achei lindo! PARABÉNS PELO POST!

Hélio Buenaga disse...

Olá, posso postar no meu blog, é claro com os devidos créditos?

Anônimo disse...

Hitler tinha pacto com os ETs ! Ele tinha até um projeto de ovni pra eles, feito pelos próprios ETs. Passo no Discovery Channel, se chamava "O Ovni Nazista"

DMaul disse...

Olá Hélio...
É Lógico que você pode postar isso no seu blog!

Anônimo disse...

"Kaah - disse...

Não sei prq o povo se preocupa com algo assim,ele não ganhou,então,pronto.É interessante,mas desnecessário."

Pois bem vc ta certa, isso nao aconteceu, mas...
vc sabe pq se estuda historia nas escolas??
PRO ERRO NAO SE REPETIR u.u
Vc diz q isso nao aconteceu, alemanha nao ganhou e pronto, mas infelizmente, mais cedo ou mais tarde alguma outra nação ira se levantar e repetir o mesmo erro, a nao ser...
que se tenha conhecimento e consciencia do que ja aconteceu =]

bem, minha opinao qlqr coisa contra... ^^

Anônimo disse...

teve uma reportagem bem parecida com essa na mundo estranho, ha alguns anos atras.

DMaul disse...

Foi nela que eu me baseei!
Só que eu não achei a reportagem, então, procurei em outras fontes!

Unknown disse...

Parabéns pelo post!

Anônimo disse...

Acredito que o verdadeiro vencedor da guerra foi o povo judeu,que saiu dela com um territorio proprio,com muito dinheiro, conhecimento e apoio para fazer tudo o que quiser (inclusive acima da ONU )
Sei que houve um numero de mortes absurdo,so que foi DE AMBOS AOS LADOS,afinal era uma guerra.
Desde os tempos biblicos as lideranças judias nunca tiveram pudor em eliminar parte dos seus em favor das suas crenças,por que seria diferente neste episodio.
Se a Alemanha tivesse vencido a guerra,nao teriamos problemas no oriente medio e nem ataque terrorista .
Quanto a ideia de terroristas judeus,nao acredito ja que eles so trabalham nos batidores do poder.

Anônimo disse...

se a alemanha não tive-se atacado a URSS, ela (URSS)iria ataca-lo de qualquer jeito pois Stalin estava de olho a área dos balcãs a meses (do inicio da guerra).

Elvis Camilo disse...

Não acho que Stalin atacaria a Alemanha não. É tanto que ele demorou acreditar que estava sendo atacado por Hitler. Ele realmente acreditava que no futuro poderia ser um parceiro de Hitler, principalmente em territórios conquistados.

Se Hitler não tivesse demitido todos aqueles Generais do front Russo e não tivesse de maneira alguma atacado a URSS com certeza não teria perdido a guerra. Como 'presidente' ele era excelente, mas como estrategista militar ele era uma merda.

Anônimo disse...

olha,é preciso ressaltar que na realidade, hittler ganhou a segunda guerra mundial.. além do mais, as nossas propagandas atuais, e até mesmo o nosso jornal nacional, não seriam os mesmos, se não fosse a "PROPAGANDA" hittleriana..
cada vez mais, atelevisão injeta a visão consumista e captalista na nossa cabeça, e nos influencia de maneira imponderável, através de propagandas como: "be stupid"

David disse...

A Bélgica não foi invadida em um dia, e sim em dezoito. Além disso, a parte final está EXCESSIVAMENTE especulativa e parece até ficção científica extraída de algo similar a "1984" (o livro). Sério, esta postagem poderia ter sido MUITO melhor. O assunto é muito interessante, mas o conteúdo decepcionou.

Anônimo disse...

muito legal mesmo... parabens

Narradores disse...

Gostei muito, sério. Sempre adorei o nazismo (não como uma neo-nazi, mas, como um historiadora.). É a minha matéria favorita :D
Bem, eu concordo com grande parte do que você disse. Isso da aliança conosco seria óbvio, ao contrário do que falam aqui. Tem o negócio da Bélgica que não foi só um dia, mas, suave (:

Anônimo disse...

O PRINCIPAL ERRO DE HITLER FOI TER ORDENADO A INVASÃO DA RÚSSIA.

SE ELE TIVESSE SE CONCENTRADO NO OESTE,ESPERANDO OS AMERICANOS EOS ALIADOS, POSSIVELMENTE A GUERRA TERIA DURADO MUITOS ANOS.DIFICIL DIZER QUEM GANHARIA,MAS DURARIA MAIS TEMPO.

ENQUANTO AOS AMERICANOS,ELES TIVERAM TEMPO DE SE EQUIPAR E TREINAR SOLDADOS PRA GUERRA,ENQUANTO OS INGLESES,FRANCESES E OUTROS FORAM PEGOS TOTALMENTE DE SURPRESA,TANTO É QUE A FRANÇA FOI DOMINADA.
ENQUANTO O BICHO PEGAVA NA EUROPA,OS AMERICANOS ESTAVAM TREINANDO E ESPERANDO A HORA CERTA PARA ENTRAR NA GUERRA.
NO JAPÃO ELES JÁ JOGARAM AS BOMBAS ATÔMICAS PORQUE ESTAVAM SENDO MASSACRADOS PELOS JAPONESES.

MAS COM CERTEZA OS MÉRITOS SÃO DOS RUSSOS,INGLESES E OUTROS,NÃO DOS AMERICANOS,FORAM IMPORTANTES SIM,MAS NÃO MAIS QUE OS RUSSOS E INGLESES.

M.Júnior disse...

Satanás está voltando,querem ressucitar o furher!!!!!!!!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails